Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Esperança

"Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa. a segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade."

Ter esperança significa crer em algo que você deseja muito e que irá acontecer. O fundamento da  pode ser com base em algo utópico ou algo que dificilmente alcançará. Normalmente a esperança gera expectativa e que, infelizmente, em muitos casos, pode gerar outros sentimentos como a ansiedade por exemplo.

Se você perguntar a uma criança o que é ter esperança ela certamente, em sua inexperiência de vida, dirá algo muito parecido como: "Gostaria de ganhar um celular novo", "Gostaria de ir passear na casa da Vovó", "Gostaria que o Homem Aranha visitasse minha casa". Comparativamente, se você perguntar para um adulto, notará que o sentimento de esperança é um pouco mais profundo mas com a mesma essência: "Gostaria que o meu salário aumentasse", "Gostaria de fazer uma viagem especial", "Gostaria que minha família tivesse sempre muita saúde e amor", etc.

É necessário ponderar e ser muito seguro naquilo que você quer ou deseja que aconteça pois ao mesmo tempo que isso pode lhe trazer sensações boas, pode também trazer desprazeres. Se aquela criança não ganhar o celular, certamente terá um sentimento (mesmo que breve pois as crianças tendem a esquecer rapidamente disso) de frustração. Se aquele adulto não conseguir o tão sonhado e esperançoso aumento de salário, poderá até mesmo entrar em depressão.

Esperança, ansiedade, frustração, depressão, êxtase. Infelizmente todos estes sentimentos caminham lado a lado e devemos, ao longo de nossa vida, saber conviver, coexistir e aceitar sem que isso nos prejudique fisiologicamente.

Entretanto, mesmo sabendo que muitas vezes podemos nos machucar, a esperança por ser uma das três virtudes cristãs, deve ser constantemente exercitada e praticada.

Na outra ponta da discussão, é notório que enquanto houver esperança o amor estará presente e que se nada mais existir, ela (a esperança) ainda será uma pequena fagulha de brasa que ao mínimo sopro, voltará a aquecer.

Sem esperança, não há amor.

"Enquanto a esperança estiver aqui, a vida ainda tem valor." - Música Esperança (Aliados)

"A esperança é o sonho do homem acordado." - Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

que deixar um comentário ? Vá em frente !