Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Coragem

CORAGEM era a última palavra que esse grande Mestre me dirigia ao final das nossas conversas.

Eu, exausto e pensando nas soluções para os meus infindáveis problemas, ia até as reuniões mensais na ALAC onde, honrosamente, faço parte. Lá chegando, sempre havia um senhor com expressão calma, serena, brilho nos olhos, voz rouca e que sempre se inclinava para se aproximar até a minha face. 

- Meu jovem Confrade, como vai ?

Apertando calorosamente a minha mão com as suas, tão calejadas pela vida.

- Dr. Murilo, estou bem !

Respondia eu, mesmo provando pelo meu olhar que não estava.

Dr. Murilo sempre me perguntava como estavam meus afazeres profissionais, o que eu "andava aprontando por aí".

Sua preocupação não era somente comigo mas com todos aqueles que chegavam. Sempre dava atenção a todas as conversas.

Um dia, respondendo ao seu questionamento querendo saber como eu estava, respondi que não estava bem. Que os meus problemas estavam me consumindo. Que eu não conseguia encontrar soluções. Ele, no alto de seus 80 e poucos anos, segurou e deu um breve aperto em minhas mãos. Na sequência, disse-me com muita sabedoria:

- Coragem ! Você é um jovem ainda e tem muita lenha para queimar ! Hoje você está cansado e com vários problemas mas você resolverá todos eles. Coragem !

Dr. Murilo era assim. Palavras simples, olhar forte. Transmitia serenidade, objetividade e amor a todos aqueles que conversavam com ele.

Uma tarde eu fui até sua residência para buscar um documento. Chegando lá ele fez questão de me mostrar a imensidão de obras históricas colecionadas por ele e seu querido pai. Com muito orgulho ele dizia que era o Guardião da História Popular de Guarapuava.

Aos 84 anos, Dr. Murilo era o meu mais experiente amigo.

Hoje, me despedi desse meu amigo e senti que ele assoprou seu tão costumeiro conselheiro:

- Coragem meu jovem amigo !

Siga em Paz Dr. Murilo Walter Teixeira, foi uma honra e um prazer imenso aprender contigo ! 

Muito obrigado pelos belos exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

que deixar um comentário ? Vá em frente !