Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Oportunidades

Se eu pudesse voltar no tempo....


Não se preocupe amigo(a), não estou em fase terminal... rs


Recentemente, em uma noite de sono sem sono, comecei a "viajar" nos pensamentos e voltar ao passado. Relembrei de quase tudo aquilo de importante que aconteceu em minha vida. Sim, em uma noite isso foi possível ! Recomendo tal "viagem".


Percebi várias "burradas" que cometi. Desde pequenas "gafes" até ofensas que proferi aos mais amigos. Senti-me envergonhado, triste e até com uma certa revolta. Mas, como era ainda "cedo da noite", resolvi levar meus pensamentos para situações mais agradáveis (ou, quem sabe, menos tristes). 


Entre tudo aquilo que refleti, "as coisas" que mais me chamaram a atenção foram algumas oportunidades que não aproveitei em sua plenitude.


Não vou aqui contar sobre todas se não demorarei algum tempo. Apenas um único exemplo. Vai que possa ajudar alguém, não é verdade ? 


No período da minha graduação em Processamento de Dados pela UDESC-Joinville, de 1994 até 1997, tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas ! Professores excepcionais ! Sabe aqueles "caras" que "dão o sangue" para lhe ensinar o conteúdo ? pois é.... posso afirmar que 90% dos Professores eram assim. E o mais impressionante é que naquela época a Internet era um "bebezinho" ainda e o "tio Google" praticamente não existia. Por quantas vezes, infelizmente, eu, ao fundo da sala, fazia brincadeiras e piadinhas com os colegas sobre a postura do Professor ou sobre o conteúdo, não dava importância a ele, consequência daquela atitude estúpida ? hum semestre perdido, fama de aluno debochado e oportunidades perdidas de, quem sabe, ser um profissional muito (mas infinitamente muito) melhor daquilo que sou hoje.


Ontem, após a minha aula na Campo Real, quando voltava para minha casa, depois de um dia com 12 horas de trabalho, cinco "leões" mortos e outros três presos para "matar hoje", fiz uma analogia daquele meu comportamento fatídico do passado, a minha noite de sono sem sono e o comportamento de alguns colegas/alunos que presenciei. Sabe quando você sente vergonha alheia ? Eu simplesmente me enchergava nas atitudes de alguns alunos/colegas e a decepção inundava meus olhos.


Como é que pode isso ? pensava eu..... "o cara" vem para a Faculdade, paga sua mensalidade, não se alimenta direito, passa calor, sente os mais estranhos "perfumes" na sala e não aproveita a oportunidade em conhecer o desconhecido ! em explorar um "mundo novo" que o Professor está ali na frente tendo o cuidado de lhe apresentar ! perde a oportunidade de aprender, ser muito melhor como pessoa, de repartir o conhecimento e assim ficar muito mais inteligente.


Senti-me ontem, caro leitor, como provavelmente aqueles meus maravilhosos Professores sentiam quando eu fazia as mesmas "bobeiras" e "bizarrices".


Fiquei decepcionado. 


Mas esta decepção não é porque eu acordo todos os dias antes das 7 "da matina" para preparar aula.... também não é pelo meu site que atualizo todos os dias com materiais importantes e que serão de suma importância para o aprimoramento profissional dos alunos/colegas.... não é porque tenho o cuidado de avisar a todos quando das atividades propostas.... definitivamente não é por mim.... Mas é porque então ? você deve estar perguntando ! É que eu vejo os erros sendo repetidos. Vejo que as oportunidades, na grande maioria das vezes, passam "dando mole" e não temos a humildade de pelo menos analizá-las.


Recentemente, tive a grata oportunidade de reencontrar um grande Professor (daqueles que comentei acima). Fiquei envergonhado, confesso. Sim, vergonha pois não o "explorei" ao máximo e fui muito mais além: Desprezei todo o seu conhecimento que, profissionalmente, ele tentou passar para mim e a outros colegas de turma. No momento do encontro, após o sentimento de vergonha ficar um pouco mais ameno, pedi desculpas. Ele, sem muito entender, estranhou a minha atitude. "Porque o pedido de desculpas Fábio ?" Olhei em seus olhos arregalados e disse: "Por não ter aproveitado todo o conhecimento que o sr., insistentemente, tentou passar e eu não aproveitei a oportunidade." E ele, sereno, disse: "Mas agora você aproveitou a oportunidade de reconhecer o seu erro e cresceu muito mais como espírito."


Abaixo um texto do Padre Fábio de Mello:
"A gente não pode perder as oportunidades de interferi de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas!
Você tem a oportunidade de ser caminho...
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida.
Seja um caminho bom! 
Muita gente vai querer passar por ele.
E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
Não queira que elas fiquem por muito tempo não. Você é caminho! Não perca isso de vista. Você é um trajeto, um lugar de passagem.
As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. Independente se o outro te machucou, te magoou; seja o melhor caminho. 
Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. Deixe que ele passe!
Isso é cristianismo... É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo, fazendo opção por aquilo que Jesus fazia."


Oportunidades perdidas são caminhos maravilhosos inexplorados. Você já teve a oportunidade de pensar nisso ?? Ainda não ?! Não cometa o mesmo erro !


Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

que deixar um comentário ? Vá em frente !